Insights

Gabriel Alterman
Head de Marketing da Link School Of Business

Como começar a construir sua carreira estando no ensino médio?

Uma das dúvidas mais comuns entre os jovens no ensino médio é: quem aqui vai dar certo?

O “dar certo” que menciono implica encontrar algo que se faça bem, que traga prazer e retorno financeiro, idealmente, algo que impacte positivamente muitas vidas.

As fases escolares servem como simuladores de poderes, preparando para a carreira e o mundo real. Contudo, ter boas notas em Física não garante que você criará a próxima Tesla.

Não me entenda mal, nossas vivências dentro da sala de aula são sim muito valiosas.

Muitas vezes, esses espaços proporcionam um ambiente de destaque para alguns alunos, seja por habilidades acadêmicas, beleza ou desempenho esportivo.

Identificar-se com essas diferentes categorias e aprender a lidar com elas é um exercício enriquecedor para todo ser humano.

É importante entender que ter sucesso não se limita a ser como Elon Musk, mas sim brilhar e ser grande em sua área de atuação.

Até porque os alunos que normalmente alcançam sucesso são aqueles que reconhecem suas próprias habilidades e talentos.

Autoconhecimento e Reconhecimento de Talentos no Ensino Médio

Antes de continuar, é primordial reforçar o que deveria ser óbvio: na hora de escolher o que quer fazer para o resto da vida, você precisa reconhecer os seus talentos naturais.

Comece este processo reconhecendo o que se faz com facilidade e prazer, esse é o primeiro passo para entender seus próprios pontos fortes.

Como ainda não se conhece todas as profissões e habilidades necessárias para cada carreira, observar e conversar com pessoas em diferentes áreas também é uma excelente maneira de conseguir insights sobre o que é necessário para ter sucesso.

Observação e Aprendizado

Além disso, procure identificar características comuns presentes em indivíduos bem-sucedidos. Fazer essa conexão com seus colegas de sala também é um ótimo exercício.

O motivo?

Mesmo que não se tenha naturalmente todos os talentos admirados, é importante treiná-los para o futuro. Enquanto os outros se gabam de suas conquistas na escola, você estará focado em observar e planejar seu próprio caminho.

A conclusão de tudo isso? Ser um bom observador e planejar o futuro desde cedo é o que muda o jogo.

Exercite essa habilidade e se esforce em manter um bom desempenho acadêmico e em construir uma reputação sólida.

Talvez estes sejam alguns dos conselhos mais úteis que você poderia receber neste momento da sua vida.

Boa sorte.